Carregando…

A Compulsão à Repetição

A Compulsão à Repetição

A compulsão à repetição ocupa um lugar importante na obra freudiana porque mostra que o funcionamento psíquico não pode ser explicado apenas pela busca de prazer e pela evitação do desprazer. Há situações em que o sujeito retorna, de maneira insistente, a experiências, escolhas e formas de relação que lhe causam sofrimento, ainda que conscientemente deseje algo diferente.

Freud já havia percebido esse fenômeno antes de formulá-lo de maneira mais sistemática. Em Recordar, repetir e elaborar (1914), observa que o paciente nem sempre consegue recordar aquilo que foi recalcado. Em muitos casos, ele o repete na própria relação analítica e em sua vida cotidiana. Freud afirma que o analisando "não o reproduz como lembrança, mas como ação; repete-o, sem naturalmente saber que o está repetindo" (Freud, 1914). Essa formulação é central porque desloca a repetição do campo da escolha consciente. Não se trata simplesmente de insistência, hábito ou falta de vontade.

O sujeito pode saber intelectualmente que determinada situação lhe faz mal e, ainda assim, encontrar-se novamente diante de configurações semelhantes. O que retorna não é necessariamente o acontecimento original em sua forma literal, mas uma determinada posição psíquica diante dele. Relações marcadas por abandono podem ser seguidas por novos vínculos em que o abandono reaparece. Experiências de rejeição podem se reorganizar em situações nas quais o sujeito novamente se sente rejeitado. Conflitos antigos retornam sob novas pessoas, novos cenários e novas justificativas.

Em Além do princípio do prazer (1920), Freud aprofunda essa questão ao perceber que determinadas repetições parecem contrariar diretamente a busca pelo prazer. Os sonhos traumáticos, a brincadeira infantil e certas formas de repetição presentes na transferência mostram que o psiquismo pode insistir justamente naquilo que produz desprazer. É nesse contexto que ele aproxima a compulsão à repetição da pulsão de morte e formula que "uma pulsão seria então um impulso, inerente ao organismo vivo, a restaurar um estado anterior" (Freud, 1920).

Isso não significa compreender a pulsão de morte como simples desejo consciente de morrer. Em Freud, trata-se de uma formulação metapsicológica que procura explicar tendências regressivas, destrutivas e repetitivas do funcionamento pulsional. A compulsão à repetição evidencia justamente essa insistência do psiquismo em retornar a determinadas formas de satisfação, mesmo quando elas estão ligadas ao sofrimento.

Na clínica, isso aparece de modo muito claro na transferência. O paciente pode reproduzir diante do analista expectativas, dependências, rivalidades, hostilidades, medos e formas de submissão que pertencem a relações anteriores. O analista não recebe apenas um relato sobre o passado. Em alguma medida, o passado se atualiza na relação analítica.

Por isso, a psicanálise não trabalha simplesmente dizendo ao sujeito que ele precisa parar de repetir. O conselho racional pouco alcança aquilo que opera inconscientemente. Em Recordar, repetir e elaborar, Freud mostra que a análise exige tempo para que o paciente reconheça suas resistências e possa trabalhar sobre elas. A elaboração não ocorre por uma única interpretação, nem pelo simples fato de alguém compreender intelectualmente aquilo que faz.

É possível saber que uma relação é destrutiva e continuar nela. É possível reconhecer um padrão e ainda assim repeti-lo. É possível compreender racionalmente determinada escolha sem conseguir modificá-la. Entre o conhecimento consciente e a transformação psíquica existe um trabalho que, para Freud, depende da elaboração.

A compulsão à repetição mostra, portanto, que o sujeito não é inteiramente senhor de suas escolhas. Parte daquilo que vive como decisão pode estar submetida a determinações inconscientes que ele próprio desconhece. Essa é uma das contribuições mais importantes da psicanálise freudiana: questionar a ideia de que basta conhecer racionalmente um problema para deixar de reproduzi-lo.

Na clínica, a pergunta não se limita a saber por que alguém permanece em determinada situação. É necessário investigar o que se repete, qual posição o sujeito ocupa nessa repetição, que conflito inconsciente retorna e que forma de satisfação pode estar ligada a algo que, conscientemente, é vivido apenas como sofrimento.

A repetição não precisa ser pensada como um destino inevitável. Quando aquilo que antes era apenas atuado começa a adquirir representação, história e sentido, torna-se possível estabelecer outra relação com o próprio conflito. Freud não propõe uma vida sem conflito psíquico, mas um trabalho em que aquilo que se impunha pela repetição possa, progressivamente, tornar-se passível de elaboração.

Referências

FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar. 1914.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. 1920.

FREUD, Sigmund. O ego e o id. 1923.

Aglaé Santana de Oliveira

Psicanalista freudiana